top of page
Buscar
  • Foto do escritorSamuel Pedrini

[DICA]: Novos itens obrigatórios nos carros a partir de 2024



A partir de 1º de janeiro de 2024, novos itens obrigatórios passaram a ser exigidos para a venda de veículos novos no Brasil. A determinação foi feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e tem como objetivo aumentar a segurança viária.

Os novos itens obrigatórios são:

  • Controle de estabilidade (ESC): é um sistema eletrônico que ajuda a evitar perda de controle do veículo em situações de frenagem brusca, curvas acentuadas ou aquaplanagem.

  • Luzes diurnas (DRL): são luzes que ficam acesas o tempo todo, mesmo durante o dia, e ajudam a melhorar a visibilidade do veículo.

  • Alerta de cinto de segurança afivelado: emite um alerta sonoro ou visual quando o motorista ou o passageiro do banco da frente não estiverem com o cinto de segurança afivelado.

  • Teste de impacto lateral: todos os veículos novos devem ser submetidos a testes de impacto lateral para garantir a segurança dos ocupantes em caso de colisão lateral.


Além desses itens, o Contran também determinou que veículos novos devem ter:

  • Indicação de frenagem brusca: emite um alerta luminoso para os veículos que seguem atrás quando o veículo à frente freia bruscamente.

  • Repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas: ajudam a informar aos outros motoristas a intenção do motorista de mudar de direção.

A obrigatoriedade desses itens é válida para todos os veículos novos, exceto ciclomotores, quadriciclos e triciclos. Para vans, ônibus e caminhões, a obrigatoriedade do controle de estabilidade passa a valer apenas em 1º de janeiro de 2025.

A expectativa é que esses novos itens ajudem a reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito brasileiro.

3 visualizações0 comentário
bottom of page