O controle da temperatura na câmara de combustão é essencial para reduzir as emissões de poluentes e uma das maneiras de garantir esse controle é por meio do uso de atuadores, como os transdutores que controlam as válvulas EGR do motor.
A recirculação dos gases de escape é uma técnica utilizada para diminuir a quantidade de poluentes no gás de escapamento, onde o ar fresco que é admitido pelo motor é misturado com gases de escape. Esse processo reduz a temperatura de combustão e consequentemente, a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx).
Para que a recirculação dos gases de escape funcione de forma eficaz, é necessário que ela seja controlada com precisão. As válvulas EGR podem ser acionadas pneumaticamente ou eletricamente, e o transdutor de pressão é utilizado para modulação necessária do vácuo ("pressão de controle") no caso do comando pneumático. O transdutor de pressão é acionado pela unidade de comando do motor através do mapa correspondente.
Outra aplicação do transdutor de pressão é no controle da turbina do turbocompressor com geometria variável, que permite ajustar a pressão de admissão de ar. Isso é feito por meio da regulagem das pás da turbina, que devem ser ajustadas com precisão para garantir o melhor desempenho do motor.
O transdutor de pressão forma uma pressão mista ("pressão de controle") a partir do vácuo e da pressão atmosférica, permitindo que a válvula EGR pneumática ou a cápsula de vácuo sejam acionadas para ajustar as pás do turbocompressor com a turbina de geometria variável. O acionamento do transdutor de pressão pela unidade de comando do motor requer uma corrente de comando intermitente com frequência constante ("modulação de largura de pulso").
É importante que os reparadores estejam atentos ao correto funcionamento do sistema de controle de poluentes do sistema de escapamento com transdutores, evitando desconectar ou conectar qualquer conexão de encaixe com a ignição ligada, para não danificar os componentes eletrônicos. Além disso, é necessário prestar atenção a detalhes como fugas nas tubulações, maus contatos nas conexões de encaixe e a facilidade de movimento dos atuadores (caixa de pressão ou válvula EGR) durante a localização de erros.
Com a evolução da tecnologia dos motores modernos, é fundamental que os reparadores estejam atualizados e tenham conhecimento técnico sobre esses sistemas complexos e suas aplicações. A tecnologia dos transdutores de pressão é apenas uma das muitas áreas em que os reparadores precisam estar atentos, para garantir o melhor desempenho do veículo e reduzir a emissão de poluentes.
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